Na época dos Tropeiros alguns produtores transportavam seus produtos em lombo de burros, atravessando a Serra da Mantiqueira para venderem nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Entre os produtos estavam os queijos artesanais, que eram embrulhados em folhas de bananeiras e colocados em balaios. Nesse contexto e com a influência de um imigrante Italiano, Paschoal Poppa, que viu nessa Serra algumas “semelhanças” com a região da Itália onde produziam o Parmesão de Parma, nasceu esse estilo de queijo, o Parmesão da Mantiqueira. Embora esse nome, com seu sabor marcante e feito de modo artesanal, esse queijo não pode ser confundido com o “Tipo Parmesão” produzido por indústrias no Brasil com leite pasteurizado e em grande escala e nem mesmo com o Parmesão Italiano.
O saber-fazer ligado a cultura e a história já centenária desse local, passado de geração para geração, associado as condições de altitude, clima, solo, pastagens e raça das vacas, resultam em um queijo de estilo próprio, exclusivo dessa região, sem uso de conservantes, corantes e outros aditivos, com sabor apurado e muito característico – quando jovem, suave, untuoso, lácteo e quando maturado, mais encorpado, frutado, especiarias, picante, nozes, umami. Com o passar dos anos, diversos produtores continuaram a produzir o queijo, se adequando aos “novos” tempos, mas mantendo a forma artesanal de produção.
Assim, em 2009 surgiu a Queijaria D’Alagoa, na cidade de Alagoa, Sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, no Caminho Velho da Estrada Real. Esse queijo artesanal de leite cru (sem pasteurização), é apresentado em diversas formas, peças que variam de 400 g até 6 kg.
O Queijo Parmesão da Mantiqueira, D’Alagoa, tem recebido premiações em diversos concursos como, por exemplo: Medalha de Prata no Mundial da França, Medalha de Ouro e Super Ouro no Prêmio Queijo Brasil e o Prêmio Melhores do Ano (em 2018) pela Revista Prazeres da Mesa. Você também pode degustar essa delícia de queijo.
Gostou? Contate no WhatsApp: 48 33046261.
Leomar Luiz Prezotto – Eng° Agrônomo; Sommelier; Consultor em produtos artesanais e agroindústria familiar
Belo trabalho Prezotto possibilitando informações sobre produtos nacionais, de qualidade, feitos de forma artesanal por pequenos produtores.
Obrigado camarada Odilon, esse é o meu trabalho, oportunizar as pessoas conhecerem e degustarem esses produtos, com uma diretriz: boa relação custo/beneficio.